quinta-feira, 27 de junho de 2013

AVIAO EM DOBRADURA

ESSE MEU FILHO ADORA, JÁ TIVE QUE FAZER VÁRIOS.

TULIPA EM ORIGAMI


CAIXA EM ORIGAMI MUITO FACIL



ROSTO DO CACHORRO EM ORIGAMI
ROSTO DO GATO EM ORIGAMI

Mini projeto - Origami sala de recurso

MINI PROJETO – ORIGAMI


TEMA

“Origami como forma de aprendizagem de conceitos matemático”

OBJETIVOS

·         Construção de conceitos, figuras planas e espaciais;
·         Discriminação de forma, posição e tamanho;
·         Leitura e interpretação de diagramas;
·         Desenvolvimento da percepção e discriminação de relações planas e espaciais;
·         Desenvolvimento do raciocínio do tipo passo-a-passo e do senso de localização espacial;
·         Produção de textos por meio das dobraduras;
·         Construção de cenas sequencia lógica;
·         Coordenação motora fina;
·         Estimulação da concentração, atenção e motivação.

FUNDAMENTAÇAO TEORICA

O Origami, arte de dobrar papel, cria representações de seres e determinados objetos com dobras geométricas em um pedaço de papel, sem o uso de corte ou cola.  É uma arte milenar, 3 afirmam alguns estudiosos que o Origami [...] é tão antigo quanto a existência da primeira folha de papel na China, obtida há aproximadamente 1800 anos através da maceração de cascas de árvores e restos de tecidos. (RÊGO, RÊGO, JUNIOR, 2003, p. 25).
Com o passar do tempo, o papel passou a ser utilizado para diversos fins, e “a dobradura foi difundida de geração em geração, transmitida de pais para filhos e teve reconhecido seu caráter pedagógico” (BERNARDI, GRANDO, 2006). Segundo Rêgo, Rêgo e Junior (2003) no Brasil é mais conhecido como “dobradura”, nos países da língua inglesa “paperfolding”; em espanhol é conhecido como “papiroflexia”; em alemão como “faltenpapier” e, em francês, “pliage”.
Apesar de o Origami receber diferentes nomes pelo mundo, a linguagem simbólica utilizada é universal, como a linguagem matemática.“Algumas dobraduras são tão populares que quase todos os japoneses são capazes de executá-las. É o caso da tsuru, ou cegonha” (IMENES, 2003).

Etapa – 1

Conversar com os alunos sobre origami, descobrir o que eles já sabem sobre o assunto. Logo em seguida propor uma pesquisa a respeito do assunto abordado.
ATIVIDADE:  O aluno terá que escrever um pequeno texto sobre a história do origami, e também escolher uma das dobraduras e pesquisar seu significado.
DURAÇAO: 1 aula

Etapa – 2

Interpretação e leitura de diagramas do origami,
ATIVIDADE:  realizar a dobradura do rosto de um cachorro e um gato e depois inseri-lo em um cena criada pelo próprio aluno.
DURAÇAO: 1 aula








https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0d1ITF9ol8OaYKnDbW0T_lyAZjDbWwRdcjEXQuJ6IMTqj26vrf_0y02LT_FkUvAUaiJzo4x1pYLxeedwr8CiTK25eI5lXewotd9igsHAFeSuyYreZ6_XDT3qNglLUA-x2TAb3IsmLLJw/s400/cat.gifhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCZwlsg5sGOD3g09znz8KJZl1Dtq0CODxth8oL0JHzmfRqid1fNbHSll1aAqzEyeSNo7a-gIL0dTtSw3aXuWgYnUgUjZk3tCaXTgYAVhgcRR-3MVw2hBj0DsORcmUlNdYh8leD9yWvPW6_/s400/Dobradura+cachorro.jpg



























quinta-feira, 20 de junho de 2013

Texto fatiado


Uma sugestão para trabalharmos com: sequencia, coerência e interpretação de textos



tirado do google imagens.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Educa Jogos

Esse site possue otimos jogos para trabalharmos na sala de recursos 
segue o link

http://www.educajogos.com.br

jogos para sala de recursos

JOGOS PEDAGÓGICOS


 

OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética
  
 PARA QUEM?   Alunos surdos
MATERIAIS: Papelão; Plástico adesivo colorido; Cola branca; Tesoura; Xerox do alfabeto em LIBRAS; Velcro; Cola quente; Régua; Marcador para Cd e Dvd.
COMO FAZER: Recortar um tabuleiro de papelão de acordo com o tamanho e quantidade de letras; forrar com plástico adesivo colorido, dividir com a régua e marcador para Cd e Dvd de acordo a quantidade e tamanho das letras. Colar as letras no papelão e plastificar. Fixar o velcro nas letras e tabuleiro.


OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética; Escrita de palavras.
PARA QUEM?   Alunos com paralisia cerebral
MATERIAIS: Papelão; Plástico adesivo colorido; Tesoura; Xerox das letras do alfabeto; Velcro; Cola quente; Régua; Marcador para Cd e Dvd, fita adesiva transparente.
  
COMO FAZER: Recortar um tabuleiro de papelão de acordo com o tamanho e quantidade de letras; forrar com plástico adesivo colorido, dividir com a régua e marcador para Cd e Dvd de acordo a quantidade e tamanho das letras. Colar as letras no papelão e plastificar. Fixar o velcro nas letras e tabuleiro.

 
03 - ALFABETO MÓVEL EM LIBRAS

 
OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética; Escrita de palavras.
PARA QUEM?   Alunos SURDOS
MATERIAIS: EVA; Tesoura; Xerox das letras do alfabeto; cola; Régua; fita adesiva transparente.
COMO FAZER: Recortar fichas em EVA de acordo com o tamanho e quantidade de letras; colar as letras e forrar com fita adesiva transparente.
04 - PRANCHA DO CORPO HUMANO


 
OBJETIVOS:  Identificar as partes do corpo humano;
PARA QUEM?   Alunos SURDOS; alunos com deficiência intelectual; alunos com Paralisia cerebral.
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; gravura de corpo humano; nomes das partes do corpo; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; velcro.
COMO FAZER: Recortar fichas em EVA de acordo com o tamanho e quantidade de letras; colar as letras e forrar com fita adesiva transparente.
05 - CONTANDO PÉTALAS


OBJETIVOS:  Identificar e relacionar numerais e quantidade;
  
 PARA QUEM?   Alunos SURDOS; alunos com deficiência intelectual;
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; EVA; Fita adesiva; Marcador para retroprojetor; Tampinhas de PET; Papel ofício.
COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as flores em EVA, contornar com o marcador de retroprojetor, colar na prancha. Colar numerais nas tampinhas relacionados ao número de pétalas.

06 - TRILHA DA MATEMÁTICA



OBJETIVOS: Realizar cálculos envolvendo adição e subtração.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual;
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Tampinha de PET; Papel ofício; Barbante; Dado
COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as fichas com adição e subtração, colar na prancha, plastificar e colocar a tampinha no barbante.
07 -DEDO NO GATILHO



OBJETIVOS: Identificar e reconhecer os numerais.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Alunos surdos; Alunos com baixa visão e deficiências múltiplas.
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Tampinha de PET; Papel ofício colorido; Barbante;
COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as fichas com numerais, colar na prancha, plastificar e colocar a tampinha no barbante.

08 - CAIXA DA LEITURA



 OBJETIVOS: Estimular o desenvolvimento do processo de leitura.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; EVA; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Fichas com palavras; Papel ofício; Cartolina; Cola de silicone; Fita adesiva dupla face.
COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA, recortar as fichas com palavras e plastificar.


09 - JOGO DAS QUANTDADES


OBJETIVOS: Relacionar numerais com quantidade.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Plástico adesivo colorido; durex colorido; Fichas com números; Cartolina; Cola de silicone; Fita adesiva dupla face; fundos de garrafa de água mineral; tampinhas de garrafa; palitos de picolé.
COMO FAZER: Forrar a prancha de papelão, dividir os espaços com durex colorido, colar os fundos de garrafas de água mineral, fixar as tampinhas com cola, colar os números no papelão e palitos de picolé.


10 - JOGO DA ADIÇÃO


OBJETIVOS: Realizar adição utilizando material concreto.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Plástico adesivo colorido; durex colorido; Fichas com números e sinais; Cola de silicone; garrafa PET; tampinhas de garrafa, velcro.
COMO FAZER: Forrar a prancha de papelão, colar os fundos de garrafa PET, fixas os pedaços de velcro onde serão fixados números móveis.



11 - ENCAIXE A PALAVRA




OBJETIVOS: Relacionar imagens com a escrita.
PARA QUEM?   Alunos surdos.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Cola de silicone; botão; elástico; EVA; fichas com gravuras/palavras/sinais em Libras; envelopes de cartolina.
 COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA e cola se silicone; colocar botão e elástico na tampa; fazer envelopes de cartolina; organizar fichas de encaixe contendo gravura/ sinal em Libras/palavra.
12 -RELACIONANDO NUMERAIS E QUANTIDADES


OBJETIVOS: Relacionar numerais a quantidades.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; EVA; fichas com numerais e quantidades.
COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA e cola se silicone; organizar fichas com numerais e quantidade coladas em papelão e plastificadas. O aluno ao sortear a ficha, representa o numeral se sortear quantidade ou representa quantidade se sortear o numeral.