MINI PROJETO –
ORIGAMI
TEMA
“Origami como
forma de aprendizagem de conceitos matemático”
OBJETIVOS
·
Construção de conceitos,
figuras planas e espaciais;
·
Discriminação de forma, posição
e tamanho;
·
Leitura e interpretação de
diagramas;
·
Desenvolvimento da percepção e
discriminação de relações planas e espaciais;
·
Desenvolvimento do raciocínio
do tipo passo-a-passo e do senso de localização espacial;
·
Produção de textos por meio das
dobraduras;
·
Construção de cenas sequencia
lógica;
·
Coordenação motora fina;
·
Estimulação da concentração,
atenção e motivação.
FUNDAMENTAÇAO
TEORICA
O Origami, arte de dobrar papel, cria representações de
seres e determinados objetos com dobras geométricas em um pedaço de papel, sem
o uso de corte ou cola. É uma arte
milenar, 3 afirmam alguns estudiosos que o Origami [...] é tão antigo quanto a
existência da primeira folha de papel na China, obtida há aproximadamente 1800
anos através da maceração de cascas de árvores e restos de tecidos. (RÊGO,
RÊGO, JUNIOR, 2003, p. 25).
Com o passar do tempo, o papel passou a ser utilizado
para diversos fins, e “a dobradura foi difundida de geração em geração,
transmitida de pais para filhos e teve reconhecido seu caráter pedagógico”
(BERNARDI, GRANDO, 2006). Segundo Rêgo, Rêgo e Junior (2003) no Brasil é mais
conhecido como “dobradura”, nos países da língua inglesa “paperfolding”; em
espanhol é conhecido como “papiroflexia”; em alemão como “faltenpapier” e, em
francês, “pliage”.
Apesar de o Origami receber diferentes nomes pelo mundo,
a linguagem simbólica utilizada é universal, como a linguagem
matemática.“Algumas dobraduras são tão populares que quase todos os japoneses
são capazes de executá-las. É o caso da tsuru, ou cegonha” (IMENES, 2003).
Etapa – 1
Conversar com os alunos sobre origami, descobrir o que
eles já sabem sobre o assunto. Logo em seguida propor uma pesquisa a respeito
do assunto abordado.
ATIVIDADE: O
aluno terá que escrever um pequeno texto sobre a história do origami, e também
escolher uma das dobraduras e pesquisar seu significado.
DURAÇAO: 1 aula
Etapa – 2
Interpretação e leitura de diagramas do origami,
ATIVIDADE: realizar
a dobradura do rosto de um cachorro e um gato e depois inseri-lo em um cena
criada pelo próprio aluno.
DURAÇAO: 1 aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário