quarta-feira, 19 de junho de 2013

jogos para sala de recursos

JOGOS PEDAGÓGICOS


 

OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética
  
 PARA QUEM?   Alunos surdos
MATERIAIS: Papelão; Plástico adesivo colorido; Cola branca; Tesoura; Xerox do alfabeto em LIBRAS; Velcro; Cola quente; Régua; Marcador para Cd e Dvd.
COMO FAZER: Recortar um tabuleiro de papelão de acordo com o tamanho e quantidade de letras; forrar com plástico adesivo colorido, dividir com a régua e marcador para Cd e Dvd de acordo a quantidade e tamanho das letras. Colar as letras no papelão e plastificar. Fixar o velcro nas letras e tabuleiro.


OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética; Escrita de palavras.
PARA QUEM?   Alunos com paralisia cerebral
MATERIAIS: Papelão; Plástico adesivo colorido; Tesoura; Xerox das letras do alfabeto; Velcro; Cola quente; Régua; Marcador para Cd e Dvd, fita adesiva transparente.
  
COMO FAZER: Recortar um tabuleiro de papelão de acordo com o tamanho e quantidade de letras; forrar com plástico adesivo colorido, dividir com a régua e marcador para Cd e Dvd de acordo a quantidade e tamanho das letras. Colar as letras no papelão e plastificar. Fixar o velcro nas letras e tabuleiro.

 
03 - ALFABETO MÓVEL EM LIBRAS

 
OBJETIVOS:  Identificar as letras do alfabeto; Sequência; Ordem alfabética; Escrita de palavras.
PARA QUEM?   Alunos SURDOS
MATERIAIS: EVA; Tesoura; Xerox das letras do alfabeto; cola; Régua; fita adesiva transparente.
COMO FAZER: Recortar fichas em EVA de acordo com o tamanho e quantidade de letras; colar as letras e forrar com fita adesiva transparente.
04 - PRANCHA DO CORPO HUMANO


 
OBJETIVOS:  Identificar as partes do corpo humano;
PARA QUEM?   Alunos SURDOS; alunos com deficiência intelectual; alunos com Paralisia cerebral.
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; gravura de corpo humano; nomes das partes do corpo; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; velcro.
COMO FAZER: Recortar fichas em EVA de acordo com o tamanho e quantidade de letras; colar as letras e forrar com fita adesiva transparente.
05 - CONTANDO PÉTALAS


OBJETIVOS:  Identificar e relacionar numerais e quantidade;
  
 PARA QUEM?   Alunos SURDOS; alunos com deficiência intelectual;
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; EVA; Fita adesiva; Marcador para retroprojetor; Tampinhas de PET; Papel ofício.
COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as flores em EVA, contornar com o marcador de retroprojetor, colar na prancha. Colar numerais nas tampinhas relacionados ao número de pétalas.

06 - TRILHA DA MATEMÁTICA



OBJETIVOS: Realizar cálculos envolvendo adição e subtração.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual;
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Tampinha de PET; Papel ofício; Barbante; Dado
COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as fichas com adição e subtração, colar na prancha, plastificar e colocar a tampinha no barbante.
07 -DEDO NO GATILHO



OBJETIVOS: Identificar e reconhecer os numerais.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Alunos surdos; Alunos com baixa visão e deficiências múltiplas.
MATERIAIS: prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo colorido; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Tampinha de PET; Papel ofício colorido; Barbante;
COMO FAZER: Plastificar a prancha de papelão, recortar as fichas com numerais, colar na prancha, plastificar e colocar a tampinha no barbante.

08 - CAIXA DA LEITURA



 OBJETIVOS: Estimular o desenvolvimento do processo de leitura.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; EVA; plástico adesivo transparente; Fita adesiva; Fichas com palavras; Papel ofício; Cartolina; Cola de silicone; Fita adesiva dupla face.
COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA, recortar as fichas com palavras e plastificar.


09 - JOGO DAS QUANTDADES


OBJETIVOS: Relacionar numerais com quantidade.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Plástico adesivo colorido; durex colorido; Fichas com números; Cartolina; Cola de silicone; Fita adesiva dupla face; fundos de garrafa de água mineral; tampinhas de garrafa; palitos de picolé.
COMO FAZER: Forrar a prancha de papelão, dividir os espaços com durex colorido, colar os fundos de garrafas de água mineral, fixar as tampinhas com cola, colar os números no papelão e palitos de picolé.


10 - JOGO DA ADIÇÃO


OBJETIVOS: Realizar adição utilizando material concreto.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Prancha de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Plástico adesivo colorido; durex colorido; Fichas com números e sinais; Cola de silicone; garrafa PET; tampinhas de garrafa, velcro.
COMO FAZER: Forrar a prancha de papelão, colar os fundos de garrafa PET, fixas os pedaços de velcro onde serão fixados números móveis.



11 - ENCAIXE A PALAVRA




OBJETIVOS: Relacionar imagens com a escrita.
PARA QUEM?   Alunos surdos.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; Cola de silicone; botão; elástico; EVA; fichas com gravuras/palavras/sinais em Libras; envelopes de cartolina.
 COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA e cola se silicone; colocar botão e elástico na tampa; fazer envelopes de cartolina; organizar fichas de encaixe contendo gravura/ sinal em Libras/palavra.
12 -RELACIONANDO NUMERAIS E QUANTIDADES


OBJETIVOS: Relacionar numerais a quantidades.
PARA QUEM?   Alunos com deficiência intelectual; Baixa visão; surdez; deficiências múltiplas.
MATERIAIS: Caixa de papelão; Tesoura; plástico adesivo transparente; EVA; fichas com numerais e quantidades.
COMO FAZER: Forrar a caixa de papelão com EVA e cola se silicone; organizar fichas com numerais e quantidade coladas em papelão e plastificadas. O aluno ao sortear a ficha, representa o numeral se sortear quantidade ou representa quantidade se sortear o numeral.

Um comentário:

  1. Amei as suas ideias vou utilizar na minha sala... que Deus continuei te abençoando hoje e sempre .

    ResponderExcluir