quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mini projeto - Origami sala de recurso

MINI PROJETO – ORIGAMI


TEMA

“Origami como forma de aprendizagem de conceitos matemático”

OBJETIVOS

·         Construção de conceitos, figuras planas e espaciais;
·         Discriminação de forma, posição e tamanho;
·         Leitura e interpretação de diagramas;
·         Desenvolvimento da percepção e discriminação de relações planas e espaciais;
·         Desenvolvimento do raciocínio do tipo passo-a-passo e do senso de localização espacial;
·         Produção de textos por meio das dobraduras;
·         Construção de cenas sequencia lógica;
·         Coordenação motora fina;
·         Estimulação da concentração, atenção e motivação.

FUNDAMENTAÇAO TEORICA

O Origami, arte de dobrar papel, cria representações de seres e determinados objetos com dobras geométricas em um pedaço de papel, sem o uso de corte ou cola.  É uma arte milenar, 3 afirmam alguns estudiosos que o Origami [...] é tão antigo quanto a existência da primeira folha de papel na China, obtida há aproximadamente 1800 anos através da maceração de cascas de árvores e restos de tecidos. (RÊGO, RÊGO, JUNIOR, 2003, p. 25).
Com o passar do tempo, o papel passou a ser utilizado para diversos fins, e “a dobradura foi difundida de geração em geração, transmitida de pais para filhos e teve reconhecido seu caráter pedagógico” (BERNARDI, GRANDO, 2006). Segundo Rêgo, Rêgo e Junior (2003) no Brasil é mais conhecido como “dobradura”, nos países da língua inglesa “paperfolding”; em espanhol é conhecido como “papiroflexia”; em alemão como “faltenpapier” e, em francês, “pliage”.
Apesar de o Origami receber diferentes nomes pelo mundo, a linguagem simbólica utilizada é universal, como a linguagem matemática.“Algumas dobraduras são tão populares que quase todos os japoneses são capazes de executá-las. É o caso da tsuru, ou cegonha” (IMENES, 2003).

Etapa – 1

Conversar com os alunos sobre origami, descobrir o que eles já sabem sobre o assunto. Logo em seguida propor uma pesquisa a respeito do assunto abordado.
ATIVIDADE:  O aluno terá que escrever um pequeno texto sobre a história do origami, e também escolher uma das dobraduras e pesquisar seu significado.
DURAÇAO: 1 aula

Etapa – 2

Interpretação e leitura de diagramas do origami,
ATIVIDADE:  realizar a dobradura do rosto de um cachorro e um gato e depois inseri-lo em um cena criada pelo próprio aluno.
DURAÇAO: 1 aula








https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0d1ITF9ol8OaYKnDbW0T_lyAZjDbWwRdcjEXQuJ6IMTqj26vrf_0y02LT_FkUvAUaiJzo4x1pYLxeedwr8CiTK25eI5lXewotd9igsHAFeSuyYreZ6_XDT3qNglLUA-x2TAb3IsmLLJw/s400/cat.gifhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCZwlsg5sGOD3g09znz8KJZl1Dtq0CODxth8oL0JHzmfRqid1fNbHSll1aAqzEyeSNo7a-gIL0dTtSw3aXuWgYnUgUjZk3tCaXTgYAVhgcRR-3MVw2hBj0DsORcmUlNdYh8leD9yWvPW6_/s400/Dobradura+cachorro.jpg



























Nenhum comentário:

Postar um comentário